terça-feira, 29 de junho de 2010

Triste noticia...

É com muito pesar que estréio minha participação nesse blog.

Desculpem-me por não pedir licença, por não postar no dia certo, e por não vir com um texto criativo ou reflexivo. Só me dei conta de que era talvez a forma mais conveniente de divulgar esta triste notícia. Na tarde da última sexta-feira, Castilho, conhecido, e tenho certeza, querido por todos nós veio a falecer. Só achei que deveria avisar a todos, uma vez que todos o conheciam, e mesmo aqueles nos quais ele inspirava rinite, tinham grande apreço por ele... Realmente ele era uma extensão de mim, realmente se parecia comigo em muitos aspectos... e sempre foi um dos meus melhores amigos... de uma forma que só ele poderia ser. O que se passou foi que provavelmente durante a madrugada ou manhã de quarta-feira o Castilho teve seu segundo AVC, e minha mãe o encontrou já num estado em que não conseguia nem mesmo ficar em pé... correu com ele para o hospital veterinário da UNIP, onde ele ficou algumas horas, e depois para uma clínica, onde foi internado... o doutor que o atendeu disse que ele precisaria fazer alguns exames para checar o funcionamento dos órgãos internos, mas que não haveria o que fazer quanto a parte neurológica. Porém com o resultado dos exames foi constatado que ele já estava com suas funções hepática e renal comprometidas, além de já ter, para quem não sabia, sopro no coração e edema pulmonar... pois é, mas o mais triste, que realmente mexeu muito com todos aqui em casa, foi o estado em que ele ficou por conta do AVC... ele simplesmente não respondia a nenhum estímulo, ficava como se estivesse sedado ou desmaiado... foi muito dificil ver meu grande, ou pequeno, amigo de tantos e tantos anos naquela situação. me fez enxergar a triste vulnerabilidade de todos os seres vivos. e na sexta-feira a tarde, após afirmar que não havia esperança de salvação para o Castilho, e mesmo que houvesse, que ele não se recuperaria do AVC, o doutor ofereceu a única alternativa para ele, a eutanásia. o Castilho não sofreu em seus últimos instantes, nem esteve sozinho.

Mas nada disso diminuiu a dor... sei que era um animal, "só um cachorro", como alguns diriam... mas a minha verdade é que ele foi meu mais antigo amigo... sempre fiel e companheiro... crescemos juntos, dos meus 20 curtos anos de existência, 14 foram mais alegres graças a sua companhia. Ele me viu crescer, ir pra escola, pra faculdade, pro trabalho, arranjar namorada... e por minha vez, eu o vi desde sua mais tenra idade, sua infância, que coincidindo com a minha nos fez melhores amigos desde então, até sua adolescência, fase adulta e velhice. E ainda assim, eu juro que não esperava por essa... eu achava q era da boca pra fora, mas vi que eu realmente acreditava quando falava que quando fosse morar sozinho, levaria ele comigo... eu vi que não tinha aprendido, e que ainda acreditava que era pra sempre... não sabia ainda, mesmo depois do que aconteceu com a gente, que o pra sempre sempre acaba... E mais uma vez perdi um amigo que fez tanta diferença na minha vida, e que me fez diferente do que eu seria se não o tivesse conhecido... o Castilho foi um irmão, um filho, um vô, um brinquedo do qual eu nunca enjoei ou cansei de brincar... um amigo.

A tristeza é grande, amigos, todo mundo aqui em casa sofreu... mas tantas coisas acontecem que a gente às vezes nem tem tempo de parar pra sentir... mas mesmo assim eu senti muito forte... sofri bastante... tantas lembranças que vocês nem imaginam, uma vida toda lado a lado... não sei se sou eu, mas é tão difícil de aceitar...

quem sabe agora eu aprendo

Boa noite

Guga Tilho

Um comentário:

  1. Realmente Tilho, gostaria de registrar minha tristeza e pesar para com o falecimento da razão de tantos dos meus espirros e fungadas. Apesar destes incômodos, Castilho era, acima de tudo, como você bem ressaltou, um imenso companheiro. Neste momento, cabe rememorarmos um trechinho do épico poema de Bandeira: "Vou-me embora pra Pasárgada, Lá sou amigo do rei, Lá tenho a mulher que eu quero, Na cama que escolherei". Sonhemos que Castilho agora está na casa do Rei de Pasárgada, vivendo plenamente bem.

    ResponderExcluir