quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sacadas do Rei - Surpresa!!

Em uma conversa num desses programas de mensagens instantâneas fui interpelado que tipo de Surpresa eu gostaria de receber. Ué! Se é Surpresa, como vou saber?! Se eu soubesse ou esperasse, deixaria de ser Surpresa.

Existem dois jeitos de ser surpreendido: uma ação ou situação esperada em um momento inusitado ou uma ação ou situação inesperada a qualquer momento.

Surpresas movem, motivam e impulsionam a vida das pessoas. O que seria de um relacionamento sem surpresas? Aquela mesmice, nada diferente. Nenhum buquê de flores inesperado, nenhum pedido de namoro em um jantar qualquer no meio da semana e, entrando em um contexto mais moderno, não haveria nenhum SMS com aquela mensagem que te faz sorrir sozinho no meio da sua aula ou do seu trabalho, não haveria sequer aquele depoimento com as palavras "te amo" no final bem naquele momento que você chega cansado de sua jornada. Mensagens simples, escritas, faladas ou em forma de gesto que fazem toda a diferença, porque são....surpreendentes!

Sua companheira inseparável e antagônica compõe o jogo que jogamos todo dia, a Certeza. Mas ela não encerra em si mesma a motivação. A Certeza gera a Expectativa. E nessa Expectativa sim, temos o movimento, temos o que precisamos para continuar jogando. Ou não é? O fim de semana, para muitos, é uma Certeza. Certeza de descanso ou, muito pelo contrário, baladas e passar a noite toda acordado com muita diversão. Porém, é a Expectativa de um fim de semana que nos dá forças para superar a longa semana de cinco dias. Este é só um exemplo, tente estender para mais casos.

A Expectativa é futuro, a Surpresa é presente!

No âmbito profissional, a Surpresa pode levar além. Se conquistar a todos com um projeto, prática, atitude ou resultados, a mediocridade é afastada e o bônus vem em seguida. Com a promoção de fase em nosso jogo, o leque de Certezas e Expectativas fica maior, tornando a jogatina cada vez mais interessante.

Claro, Surpresas ruins acontecem. Sabe, algumas dessas, se não todas, também servem para motivar? Sinceramente, não gosto de trabalho monótono, gosto de chegar lá e ver que muitas coisas mudaram e não foram como o esperado, que tenho que montar um cenário completamente novo, adrenalina, como chamam lá na fábrica, Emoção.

O ditado é vivo sim: “Não surpreendas, pois você pode ser O surpreendido”. Mas cabe mais aos curiosos e afoitos dos que aos boêmios como nós.

Arranque risadas, carinhos, carisma, amores......sucesso.

Surpreenda!!

Dom V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário