segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Testículo do Vila - "Pé na estrada"

Devaneio: algo como estar do em um estado de espírito em que se deixa levar por lembranças, sonhos e imagens - Segundo qualquer dicionario de internet.
Domingo, de forma geral, é um dia que retiramos para o "olhar interno". Uma pequena análise do fim de semana somada a ansiedade (ou angústia) da semana que está por vir. Dado esse, para alguns, tenebroso prelúdio de uma rotina medíocre, onde o que se faz é somente sobreviver.
As fugas a isso são claras: a televisão, uma boa literatura, ou um bom som tocando. Mas, para os corajosos, ainda sobra o deixe estar. Aqueles momentos em que nos deixamos ser esmagados pela avalanche de pensamentos e devaneios que nos ocorrem.
O fato é que venho me sentindo inquieto já faz algum tempo. A ideia fixa de fugir, de ir-me a alguma bahia de santo nenhum com uma mochila e um punhado de carisma... Ideia essa que me faz sombra e ocupa parte de meu cotidiano pesado.
Então, em um ato improvável, dediquei-me a explorar essa ideia em seus miasmas enquanto, no escuro da sala, ouvia o excelente albúm The Dark Side of the Moon.
A raiz do problema persistia o mesmo: a falta de uma boa companhia para levar a essa mirabulosa viagem. Os agravantes que tornavam tal proposta facilmente recusável eram muitos: Falta de planejamento, minha imposição de se livrar de vaidades, o perigo do trajeto, e a total ausência de responsabilidades comuns (trabalho, faculdade, e qualquer outro tópico banal).
Porém, foi ao me questionar sobre os mesmos pontos de sempre, que finalmente entendi. Essa viagem, ou role doido, compreende uma necessidade muito profunda e exclusivamente minha. Como chamar alguém para ir onde não se sabe e em uma busca em que não tem finalidade? Como compartilhar a dor e a saudades com alguem que é saudável?
Tudo residia no simples argumento de que é preciso estar doente para entender o que se sofre, para procurar o remédio. Esse é um caminho para quem está morrendo mas ainda tem muito sangue a pulsar, para quem procura antes de mais nada viver fora da estrada que a vida lhe apresenta. Essa é uma trilha solitária em que só é possível caminhar com aqueles que buscam infinitamente estar perdidos.
E agora José? O que me resta? Aceitar a dura realidade de meu sofrer e seguir os passos que se impõe, ou fugir em um ato de coragem e rebeldia? É difícil deixar para trás, é difícil...
"There is a big,
A big hard sun
beating on the big people
in the big hard world"
Eddie Vedder - Hard Sun

Um comentário:

  1. Excelente ein..

    Finalmente um texto que eu realmente me identifico..

    E a resposta do seu questionamento esta nesse filme.. Esta é um viagem na qual é necessário estar sozinho e planejar o mínimo necessário..

    Para que assim essa viagem te leve à um auto-conhecimento relevante..

    Mas em todos os casos, boa sorte, se criar a coragem e sumir por umas semanas..

    ResponderExcluir