sábado, 5 de fevereiro de 2011

Testículo do Vila - "Prévia do que esta por vir..."

Queridos amigos, leitores e colegas...

Hoje não é um dia como outro qualquer. Hoje celebro a vida junto a alguns queridos amigos e tantos outros conhecidos, uma festa que a única intenção, a meu ver, é unir uma geração de pessoas que compartilham uma certa forma de vida, e simpatia por um lugar especial.

O fato é que isso tudo não importa tanto quanto aquilo que me motiva a fazer parte dessa celebração: o convívio com pessoas muito queridas que não quero deixar de tê-las por perto.

Dessa forma, digo que o texto que se segue não é mera empolgação da expectativa de uma festa de arromba, mas sim um prelúdio a um texto antigo - que por motivos mil, ainda não saiu de minha "cachola" confusa.

Essa prévia, que é mais um tira-gosto imperfeito e totalmente restrito a pequenos fatos, tem a finalidade de exaltar 4 queridas, e três grandes amigos que formei ao longo de 4 anos. Se são tão poucos, os aqui descritos, é por falta de urgência em dizer o que digo.

Começarei pelas damas:

A primeira me odiava desde o primeiro momento em que a conheci, ficamos amigos sei lá porquê. A vida tem dessas coisas né?! Mas, apesar do pequeno tamanho tem um coração feito de puro amor e lealdade. Sofri desesperadamente durante muito tempo por não a ter por perto, mas quero que ela saiba que nunca, em nenhum momento, deixei de a querer voltar a conviver como antes. Fato absurdo, uma vez que hoje nossa relação é melhor que nunca, e talvez tudo se passou exatamente como deveria...
Ela é especial pelo seu carinho, pela sua dedicação aos detalhes - tal qual sua cultura nipônica sugere - mas sobre tudo pelo fato de amar muito e com sinceridade o tempo todo.

A segunda surgiu em minha vida em um momento de dor, devido ao meu único e egoista interesse de conforto diante de uma adversidade que me rasgava a alma e me queimava o corpo. Sua empatia me salvou, virtude essa que ela esbanja, e que tornou possível nossa amizade. Ela me confortou sem querer nada em troca, com uma simplicidade e uma atenção preciosa, conquistando a minha mais profunda admiração. O resto se apresentou aos poucos, sua simpatia, seu sorriso fácil, seus pudores, mas principalmente sua resignação à viver uma vida de paixão, em tudo!

A terceira eu nem lembro como foi o começo, sei que foi algo mágico e completamente alheio as minhas expectativas, simples tal qual a vida deve ser: ela chegou, disse oi, e ficou. Não saiu mais da minha vida. Duas coisas a princípio me impressionaram, sua fortaleza moral - aqui faço uma ressalva, é indestrutível -, e o fato de ser a pessoa mais cheirosa que eu conheço. Coisas fascinantes é claro, porém não fogem de tantas outras pessoas com características parecidas. O que a tornou especial são pequenos detalhes, esses sim especiais, cativantes, e que a deixam com o brilho que merece, detalhes e atitudes que não são esperados, simplesmente vem a tona com naturalidade.

A quarta foi esquisito, nossa amizade demorou a aparecer, surgiu quase um ano após nos conhecermos, porém ela se provou extraordinária em apenas um dia. Lhe bastou um oi, e uma conversa de umas 4 horas seguidas para me deixar encantado, e fazer apagar quase um ano de completo desconhecimento. Após isso eu a descobri uma pessoa genial, linda, e muito frágil em alguns sentidos, o que me levava ao constante endagamento: como uma pessoa tão maravilhosa pode ser assim tão insegura? Mas ela é assim, complicada e perfeitinha tal qual uma musica boba da rádio que faz a gente cantarolar sem querer... O fato que ela é especial por motivos diversos e que eu não consigo dizer ao certo.

O primeiro é o mais polêmico, desgarrado do mundo em que vive, tem tendência a loucura, ou pelo menos quer ser excêntrico. Porém sem dúvida nenhuma talentoso, criativo, e alheio a principios detestáveis em uma sociedade quase padrão. Controverso a muitas de minhas ideias, nós nos aproximamos em longas discussões, mas o que mais adimiro em seu caráter é sua lealdade e fidelidade, uma amizade para ele é uma amizade como eu gosto de entender, o saúdo pelos motivos certos.

O segundo é cretino, fato! Mas é meu amigo. Não sabe o que quer, e tem um modo de pensar muito restrito a associações que não gosto, e em alguns casos não suporto. Mas, é amigo no que se pode entender disso. É divertido com ele e a partir dele. Te deixa na mão de vez em quando, mas receio dizer que ele tem um coração enorme, puro e sincero. E faz questão de demonstrar isso, coisa que admiro em homens.

O terceiro é um porcariazinho de um metro e meio. Hehe. Na verdade sempre foi maduro. Não sabe o que quer e isso não o incomoda. Não quer coisas que todos queremos e isso não o incomoda. O fato é que ele sabe viver, sabe sentir, sabe beber daquilo que a vida oferece de mais prazeroso, e incrivelmente, sem para isso machucar ninguém. O que mais admiro nele é saber que sua alma é boa por inteiro, e que ele é realmente preocupado em sempre fazer o melhor pro próximo. Ele não sabe, mas no fundo ele é um grande exemplo cristão.

Aqui eu termino meu pequeno relato para complementar essa noite comemorativa, dizendo que espero mais, muito mais de todos que acima escrevi. Quero ter cada um de vocês sempre por perto, sempre em meus momentos em que desejo compartilhar alegria.

Quanto ao texto antigo, esse ainda está de pé, prometo fazê-lo e postá-lo em meu próximo dia livre. Vocês, meninas, merecem algo mais que essas meias e apressadas palavras. Vocês merecem o que eu posso fazer de melhor, motivo esse que me impediu de terminá-lo a tempo.

De resto deixo um grande abraço, e a certeza de que esses tempos deixarão saudades, mas tenho convicção que ha ainda muito antes de a cortina se fechar.

5 comentários:

  1. Meu querido Josias,

    Nossa amizade já passou por tanta coisa que é por isso que hoje ela é o que é, concreta.
    Amo o fato de você me enxergar dessa forma tão delicada e bonita, fico muito feliz por saber que é essa a imagem que eu passo pra você, porque é com muito carinho que eu faço tudo o que faço.

    Hoje, mais que nunca, temos motivos para estar cada dia mais próximos e espero que continue assim.

    Beijos,
    Mika

    ResponderExcluir
  2. Meu querido,

    Que delicia ser citada nesse texto, faz tão bem saber que tenho pessoas como você na minha vida.

    Você sabe que no que depender de mim estarei sempre, sempre ao seu lado!!!

    Amo muito...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Aaaaai caraio.....
    essa escola emboiola todo mundo mesmo neh?!

    Confesso q quase chorei ao ler seu texto, viu?! Me fez pensar que é uma despedida; e despedidas, em geral, entristecem.
    Bom, acreditemos então, q não é mais uma delas, foi mesmo só uma festa de arromba; aliás, uma puuuuta festa de arromba, da qual me lembro mto poco, por sinal, hehe.
    Enfim, vo cita o bom e velho Los Hermanos tb com um "deixa o verão pra mais tarde"....
    dia 21 ta aí, e vamo toma uma essa semana!
    Valeu a homenagem aih amigo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Meu bem, essa cortina só abriu até a metade até agora! hahahaha
    Temos muito pela frente e espero que a presença de vocês ainda esteja a na minha vida por muitas eras! Vocês me fazem tão feliz com um simples sorriso...

    Reconheci essa história de cheiro hein!
    Fico honrada com a descrição e com tanto carinho. Não se se vocês todos têm noção de quanto amor guardo por tudo que vivemos e por quem são!

    Obrigada! Por você, por cada palavra sua, cada sorriso e cada insanidade que praticamos!
    Boemia eterna para nós. Amém!

    ResponderExcluir