quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nobres flertes - De perto e tão longe...

... mas nada distante.

[para ler ouvindo: “Far Far”, da magnífica Yael Naim]


Não vamos falar de covardia, nem da perspectiva negativa que a ideia da fuga costuma trazer (como quando se pensa em uma situação que te encabulou e por isso você foge da lembrança). Evite por alguns segundos pensar em quanto fugimos de sentimentos, ou da maturidade que a vida nos obriga a ter quando temos que ser responsáveis. Esqueça um pouco tudo de negativo que cerca o conceito de "fuga", esqueça também a ideia única de fugir de um espaço físico para outro.


Momentos únicos podem estar em uma fuga que você consegue realizar dentro da sua própria mente. Uma escapulida da realidade, sem dar satisfação para o lado racional que te cerca no cotidiano. Criar, não aproveitar ou transformar. Começar criando espaço para pensar de forma independente, suspiros longe de tudo, ainda que isso aconteça em algum lugar onde você está cercado de gente. Fuja lá para dentro de vez em quando!

Algumas pessoas encaram fugas somente pelo viés negativo, mas não deveriam. Aliás, detesto limitar as coisas. E aí está mais um motivo para achar o lado bom de ficar só com você de vez em quando: você muda seu olhar, viciado em tudo que é oferecido do “lado de fora”, tudo que chega pronto e meio limitado. Sozinho dá para exercitar uma visão que vem da outra ponta [a sua].

A genialidade em diversos casos se faz presente em momentos, almas, vidas, mentes que souberam fugir da realidade. E é esse o brilhantismo delas: a inteligência ao saber sair da superfície do convício, abusar do próprio universo e entender detalhes de forma única.

Só é preciso algum cuidado para praticar mergulho, porque uma hora o oxigênio acaba e nem sempre conseguimos enxergar a superfície de novo (e cá pra nós, isolamento contínuo é insensatez, porque há vantagens deliciosas para serem desfrutadas ao lado de outras pessoas, ao lado de alguém especial, que te faz querer conversar e compartilhar...)

Um comentário:

  1. Eu discordo do Nagano quanto aos seus posts, e adorei o fato de vc colocar musicas para ouvir, sempre boto pra tocar...

    beijos

    ResponderExcluir