quinta-feira, 1 de julho de 2010

Bombadas do Rei - Critica a mim mesmo

Durante essas férias, estou tendo a oportunidade de trabalhar em um clube em uma das regiões mais ricas do mundo, The Hamptons, no estado de New York. O clube e freqüentado por famílias extremamente abastadas, onde Donald Trump tentou se tornar um membro, mas foi rejeitado, pois de acordo com rumores, não vem de origem rica. Nisso, tenho pensado muito sobre a desigualdade social é como o mundo é injusto. Muitas pessoas acreditam que o sistema é justo, onde aqueles que trabalham e se esforçam, conquistam seus espaços. Mas todos sabemos que não é assim.

Mas não devemos apontar somente aqueles possuidores de imensas fortunas, com poder financeiro de comprar uma Ferrari e pagar 90 dólares por hora por uma aula de tênis e nem sequer comparecer à aula. Todos já pensamos pelo menos uma vez na vida: Muita gente não tem nem comida, enquanto outros gastam suas fortunas com coisas fúteis. Mas a pergunta é: Qual seria o poder financeiro de cada pessoa, se a riqueza do mundo fosse dividida entre todos? Claro que não seria justo dividir a riqueza entre todos, mas só por curiosidade. Com certeza existem números com a resposta, mas me parece uma coisa tão complexa de se calcular, que qualquer que seja a resposta, eu duvidaria de sua precisão. Assim poderíamos saber: Será que todos teriam dinheiro para sequer possuir uma casa e um carro popular? Enquanto eu critico os ricos, me pergunto se eu mesmo não estou sendo egoísta. Será que eu tenho o direito de gastar meu dinheiro com bebidas, meu laptop, minhas roupas, ou até mesmo minha educação? Enquanto possuo tudo isso, ainda assim sei de fato que uma grande parte da população mundial não tem o que comer.

Mas é curioso o fato que isso não me impede de gastar com futilidades. Vivo me dando a desculpa de que estou investindo no meu crescimento, e quando possuir meu próprio dinheiro vou ajudar as pessoas na medida do possível. Mas quando esse ciclo acaba? Vou investir então na educação de outras pessoas, para que assim eles possam ajudar outras pessoas, que investirão na educação de outras. Se esse ciclo fosse assim perfeito, certamente estaríamos ajudando muitos. Mas porque não deixar de gastar meu dinheiro (que na verdade é dos meus pais), com o que quer que seja que eu iria gastar: bebidas, roupas, e até educação, e gastar este dinheiro NESTE EXATO MOMENTO com pessoas que vivem na miséria? Parte da resposta é que acredito que vou ajudar as pessoas no futuro, mas com certeza, outra parte da resposta é que sou extremamente egoísta, e assim são praticamente todos aqueles que vivem acima da linha constituída pela riqueza mundial dividida entre todas as pessoas no mundo. E agora que sei disto, vou mudar? Claro que não.

Kakau

Nenhum comentário:

Postar um comentário