domingo, 17 de outubro de 2010

Testículo do Vila - "Novidades no Blog"

Caros leitores,
Antes de começar a falar sobre as novidades do blog, devo dizer que não postei sexta pelo simples fato de meu computador estar com problemas. É a tecnologia me deixou sem eira nem beira.
Mas agora, venho com muito prazer anunciar algumas novidades do blog:
1) Teremos cartoons, e tirinhas. Desenhadas por mim. Aguardem, a expectativa é que essa semana uma já de as caras.
2) Haverá uma seção de "Entretenimento e Cultura".
3) Novo correspondente internacional chegando.
Tendo anunciado as expectativas para esse mês, vou ao meu texto semanal não publicado na sexta.
A bebida como lubrificante social
Acho que foi Durkhein quem disse: "A bebida é o lubrificante social", e se disse foi sábio. Ora, o que torna possível a interação social mais que a bebida? um tópico? não, o tópico gera a discussões, a bebida leva a profundas conversas interessadas apenas na conversa, e não nas soluções. Alguns usuários diriam que a verdinha, o ato de passar o banza, daria uma interação maior. Mas em uma roda onde nem todos "usam" seria mesmo o melhor? Não!
Nem a dança, a paquera, o convívio dentro de uma mesma festa cria mais interação interpessoal do que a bebida.
É fato que a bebida não cria amizades, tal qual uma discussão ou um esporte fariam, mas a bebida proporciona algo mais: a ausência da solidão humana. Por isso defendo a bebida como ato social, e não o alcoolismo exclusivo a si mesmo - ou o ato de tomar umas biritas sozinho. Em ambos o indivíduo bebe, em ambos o indivíduo fica no mesmo estado físico, mas o faz por razões diferentes e aí reside toda a diferença.
Dessa forma é possível que a bebida seja a maior mobilizadora de seres humanos a conviver juntos, pois quando se bebe o único ato possível é o alcoolismo ou a convivência entre pares.
O homem que bebe no ambiente social o bebe junto a outros a fim de criar um clima propício ao desenvolvimento das conversas e interações mais propícias ao local apresentado.
Portanto, se torna clara a presença do alcool como lubrificante social. Por mais claro que o que torne o ambiente agradável e produtivo à interação não seja o alcool e sim as pessoas, o clima, quem o faz melhor, por excelência é o alcool. Mesmo que você não beba.
Agora irei citar um exemplo para elucidar o que estava dizendo:
Jogos universitários - O esporte é a desculpa. A cidade distante de "casa" é o local. A festa, o alojamento, e o estádio são o ambiente. O lubrificante oficial é o alcool. Então, as pessoas que são o propósito de toda a diversão, só estão nesse âmbito a procura de outros seres humanos devido ao tripé: "desculpa, local e ambiente". Porém o tripé só interage quando junto ao alcool.
Quem já participou de competições esportivas de alto nível sabe bem a diferença de diversão entre um jogos universitários e uma competição, mesmo que o outro tenha as mesmas características.
O que quero dizer com isso é que o Alcool é uma dádiva, um elemento importantissimo do composto de nossa sociedade, e principalmente para a juventude. Mesmo que você não beba, sem ele você não irá se divertir, porque não irá existir clima para isso.
Por isso digo: "Enjoy your birita, my brodi!"

4 comentários:

  1. Concordo com tudo, exceto que defendo tambem a bebida quando estamos sozinhos, digamos num final de tarde de um dia cansativo. Nesta ocasiao nao ha nada melhor do que uma gelada.

    Ryan Field

    ResponderExcluir
  2. Ok o alcool pode facilitar alguma interação social. Mas a que ponto essa interação social é valida?
    Digo mais, não há diversão sem alcool? Acho que tem sim varias coisas que podem ser feitas sem alcool que são mtu boas... fica a criterio do leitor imaginar o que pode ser feito.
    Por fim digo: a diversão não esta na mente translucida pelo alcool, essa diversão é a máscara da verdadeira felicidade. A verdadeira diversão esta na razão simples de uma boa companhia, de um bom local, de uma boa conversa, de um bom ambiente, o alcool muitas vezes é apenas o complemento, mas que hoje em dia tendemos a responsabilizar por tudo.

    ResponderExcluir
  3. Excelente titulo Vilaboas!

    E digo ao anonimo acima: Se em uma boa companhia e um bom local, o alcool torna a verdadeira felicidade ainda mais intensa.

    Caio Fagundes

    ResponderExcluir
  4. Vila, belíssima análise. Parafraseando o que vc já disse, a bebida liberta as almas aprisionadas nas convenções sociais, etiqueta, preconceitos. Costuma-se sair para beber para descontrair. Filosoficamente, isso nada mais é que erotismo (= quebrar limites). A bebida é a forma mais clássica de entorpecimento. Por isso tão aceita. Por isso tão difundida e praticada.

    Rui Fausto

    ResponderExcluir