sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Testículo do Vila - "A felicidade não existe"

“O dever de todas as coisas é ser uma felicidade” (Jorge Luís Borges)

Essa frase é de um dos autores que mais gosto no mundo, Machado de Assis argentino, Borges é poeta, escritor de prosa, mas sobre tudo mestre das palavras. Não conheço ninguém que trabalhou tão bem a palavra como ele, e, digo ainda: Se há alguém no mundo capaz de tornar a palavra felicidade é ele, pois ele a torna o que quiser.

Tendo dito isso, começo o texto falando de felicidade. O que é a felicidade afinal? O que é essa plenitude onde a vida alcança um êxtase sem fim? Onde o mangina – para lhe tomar emprestada as palavras, Rui – acha a felicidade de seu deleite? Onde ela está?

Bom, é evidente que não na coisa em si, pois se ela tem o dever de ser já não é. Mas então, se não está no nosso objeto de desejo está no que o objeto de desejo produz em nós? Tampouco eu diria, afinal quando temos o objeto, ele produz a saciedade atemporal? Ora, não! Ele produz apenas a conclusão de um desejo, logo desejamos outro objeto qualquer.

Hum a trama se desenvolve, julgo eu, no sentimento que aquele dado objeto transpassa a nós, essa relação afetiva é capaz de construir sensações que se assemelham a felicidade, veja bem: não entendo como somente isso pode se traduzir na felicidade; um objeto apenas pode lhe trazer afeto tamanho a lhe gerar felicidade? Eu acho que não. (Quando digo objeto quero dizer todo elemento capaz de ser fonte de desejo: mulher, cerveja, amigos, carro, piano, etc.)

Dessa forma, como já argumentava outrora, não está no desejo, nem no objeto, e relativamente perto da relação afetiva entre objeto e homem.

Onde está? Pois bem, não sei! Penso que esteja no espírito, quando o ânimo e o objeto se aproximam a ponto de completar-se. Mas isso é conversa para uma tese, não para o blog.

Dessa forma, deixo a noite de sexta para o estudo, sei bem que não serei feliz, pois não é nisso que se encontra a felicidade, mas quem sabe eu não consigo um tempinho para cerveja se fizer tudo certinho agora? Hum... E se a cerveja vir acompanhada de amigos e uma boa mulher é um tanto melhor.
Bom, vamos que a vida é isso, nada mais se não frustrações contínuas, e breves momentos de alegria, onde todos procuram pela felicidade, que me parece não existir, exceto pelos momentos onde há amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário