domingo, 7 de novembro de 2010

Pentelhos do Rei - O "amor" numa outra abordagem...

Caríssimos leitores e colaboradores. Diante das divergências para com meus argumentos acerca da inexistência do amor, venho aqui propor uma nova abordagem do tema. Para tanto e sem a pretensão de aqui querer convencê-los/persuadi-los, sirvo-me da idéia superficial da "maiêutica" para perguntar:

- O que é o amor? Qual o teu conceito?

4 comentários:

  1. Você ama quando:

    -Sente-se vazio ou perdendo momentos importantes por não estar com alguém(ns), independente dos interesses próprios;
    -Sempre tem um gostinho de "quero mais" quando vai embora;
    -Sente saudade se faz tempo que não o(a)(os)(as) vê, e alegre ao matar a saudade;
    -Percebe que dificilmente não ficaria fortemente abalado com uma ausência/briga;
    ...

    Tem mais uns 200 itens que podem ser relatados.
    Acredito que a amor seja uma média ponderada de tdos estes itens, onde a valor mínimo que define o amor e os pesos de cada item é um critério de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Como discutia uma postagem anterior, ha varias formas de amor... amor pela pessoa com quem nos relacionamos fisicamente, amor materno, amor pela camisa (se bem que esse nao considero amor), amor pelos amigos e assim vai. Creio que o amor mais polemico e eh aquele por aquela pessoa com que nos relacionamos fisicamente. Neste caso, o amor eh um sentimento..... estou pensando por mais de 15 minutos e nao consigo chegar a uma conclusao. Talvez seja impossivel descrever o amor, assim como nao podemos explicar oque eh enxergar para uma pessoa nascida cega.

    E concordo com Caio, mas voce explicou oque acontece com uma pessoa que ama, e nao oque eh o amor.

    Tem mais uma que poderia ser incluida na lista co Caio:
    -Quando queremos compartilhar nossas conquistas especialmente com aquela pessoa.

    Ryan Field

    ResponderExcluir
  3. Vou adorar participar dessa discussão, mas infelizmente preciso pensar um tempo no assunto! Em breve introduzo meus argumentos...

    ResponderExcluir
  4. O Ryan matou a charada ao comentar a fala do Caio: "voce explicou oque acontece com uma pessoa que ama, e nao oque eh o amor."

    Ou seja, o que foi relatado foi tão somente sentimentos desencadeados pelo "amor". Mas as consequências já são conhecidas, todos já sentiram... mas e a causa? Façam o trabalho mental inverso: Pergunta (p): o que me causa esse sentimento? Resposta (r): uma pessoa que amo. P: e por que essa pessoa é diferente das demais? R: porque ela me satisfaz de algum modo. P: dentre todas as pessoas que me satisfazem, por ela o sentimento é diferente... é diferente do que sinto pela família, assim como é diferente do que sinto pelos amigos. A grande questão é, o que une todos esses sentimentos têm em comum? Enfim... vejo apenas sentimentos diferentes... se o que os torna comum é o que se denomina amor, então o amor é muito superficial.

    Rui Fausto

    ResponderExcluir