sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Testículo do Vila - "O aroma do café"

Esses dias dei-me a ler Cervantes, mas em versão rebuscada, antiga e formal. Lá se iam quase mil páginas de pura linguagem rica e arcaica dos mais profundos devaneios. Eis que, me descobri no errante cavaleiro. Oras bolas, sou-me tão parecido que me esqueço da realidade.

Pois bem, estava eu a andar, ou melhor saltitar durante minha rotina - é cavalheiros, até tu brutus! Sim, caí de fucinho na rotina.

Mas como ias dizendo, na minha entediante rotina dou-me às graças de - andarilho que sou - avoar em terras distantes e nas mais elucubrantes alcoices do mundo “afora”, onde putridam as mais interessantes almas que burilam minha vida.

E nessas andanças por possilgas, portos e botecos tenho visto repetidamente, e tomado cada vez mais: cuidado!

Como são belas as gurias, na noite taciturna as vejo mais belas que nunca, logo penso (como Descartes faria): “estou eu a imaginar tais ou será fruto do embriagante néctar da cevada?” Decido pela escuridão peculiar das noites paulistanas ornadas pelas características luzes amarelas, das quais tanto gosto e tão benevolentes são com as moças.

Belas, as comtemplo e desenho no canto d’onde fixo suas curvas, generosas formas divinas impregnadas de dotes cirurgicos. E ai me vêm naturalistas a dizer que a vida é natural, oras, de natural só tens os defeitos.

E nesse âmago, na mesa redonda “escafrunhada” a distância de minhas musas, sinto o cheiro dele, de quem me acompanha em todas as caminhadas repetidas: o café. Parceiro mui querido àquele que pertence a noite, me queima por dentro e diz: “não foi feito para as noites, mas pertences a ela, estou contigo e não abro!”

Aroma doce e gosto amargo, tal qual o da mulher…

Ardil deliciante de minha stout a tempero exclusivo de meus pingados à brasileira, tomo junto ao alcool que me dá inspiração, demoiselle, olho em seus olhos e suspiro, suplicando: diga-me que me amas agora, nesse exato momento e te direis: “Amanhã preparo-te o café”.

Sinceramente,

Um comentário:

  1. Este é o companheiro daqueles que amam a noite, do começo ao fim. Para tanto, nada mais inspirador e que nos faz refletir que o Café! E mulheres! Ah mulheres!
    Vila... precisamos tomar um Irish Coffee - em que o uísque é seu ingrediente principal - num restaurante com vista para as primas que rondam na calçada. Tomaremos e apreciaremos!

    ResponderExcluir