sexta-feira, 4 de março de 2011

Testículo do Vila - "Sonoras Trilhas"

Essencial: Jorge Drexler - Al otro lado del rio

Dentre todas as formas de expressão humana, principalmente no que se diz respeito a expressar sentimentos, ao meu ver a mais possante, e pulsante é a música. Motivo pelo qual tenho a mais repleta admiração por aqueles que entendem sua linguagem.

Sou devoto fã da arte musical, porém um completo ignorante.

Engraçado é o fato de nós sermos muitas vezes incapazes de nos expressar corretamente, ou criativamente, algum sentimento a um ente querido. Simples como dizer "eu te amo" nos escapam expressões na hora de elaborarmos um pouco mais essa ação divina de reconhecer no outro algo belo.

Ainda, julgo ser por essa necessidade que se criaram infinitas formas de expressar sensações e sentimentos, não há limite para o amor, nem para a criatividade.

Assim considero a música, uma expressão planejada e construída de dizer sentimentos a aqueles que entendem sua beleza, podendo sim chegar ao estado de arte (o que é uma outra discussão).

O fato importante aqui é que a música, assim como outras formas de arte, são capazes de externalisar esse sentimento do autor e o levar a outrem; potencializando, amplificando, e introduzindo tudo aquilo que queremos dizer e não conseguimos, tirando nosso grito morto da garganta - por isso o sucesso de um show de rock.

Melhor construído, ao meu ver, é ainda a união entre o cinema (arte) com a música (arte). Aquele que consegue harmonizar com perfeição toda a carga emocional da cena e da música tem nas mãos uma bala de canhão para estilhaçar as víceras de quem assiste passivamente a uma descarga nos sentidos.

Digo tudo isso para simplesmente recomendar e comentar sobre o fato de "filmes de estrada" terem trilhas sonoras tão marcantes, perturbadoras e sem dúvida emocionantes. Cito, e recomendo 3 belos filmes de viagem, com 3 lindas trilhas sonoras para seu deleite. São eles: Easy Rider; Diarios de uma motocicleta; e Into The Wild.

Bom, esse tópico era mais um pequeno convite a quem está de bobeira no feriadão e quer um programa sussegado para provocar a alma e os sentidos.

Fora isso, que nessa data tão brasileira o samba nos pegue de jeito e a alegria de um maracatu tire meus pés e me arranque a alma nos próximos dias. Hasta la vista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário